
Cirurgia Robótica Minimamente Invasiva
A cirurgia minimamente invasiva, por meio da videolaparoscopia, tratamentos endourológicos e cirurgia robótica cresceram muito nos últimos anos pela melhoria dos materiais e desenvolvimento tecnológico. Com essas técnicas, permite-se a fragmentação de cálculos urinários, desobstrução da via urinária e ressecção da próstata sem cortes. Além disso, permite a realização de grandes cirurgias abdominais e pélvicas por pequenos orifícios na parede abdominal. Os benefícios disso incluem menor dor pós-operatória, recuperação mais rápida e menor risco de complicações. Esse avanço tem transformado a forma como os médicos realizam procedimentos urológicos, proporcionando resultados mais eficazes e seguros.
A cirurgia robótica é uma técnica minimamente invasiva que revolucionou a urologia nos últimos anos. O sistema cirúrgico robótico Da Vinci, desenvolvido pela Intuitive Surgical, permite visão tridimensional ampliada e movimentos precisos, além de possibilitar a articulação das pinças dentro da cavidade, permitindo procedimentos em pequenos espaços que antes a videolaparoscopia fazia com muita dificuldade. Para atuar em cirurgia robótica, o urologista deve realizar um curso de especialização e ser certificado para o uso da plataforma.
O urologista que se formou nesse contexto do avanço tecnológico e que dedicou sua formação aos procedimentos minimamente invasivos, treinou desde cedo nessas plataformas e acompanhou de perto os seus benefícios. Consultar um urologista que tenha esse diferencial é essencial para que tenha o melhor tratamento.